Bauhaus
foi uma escola vanguardista de arte, design e arquitetura que funcionou
na Alemanha entre 1919 e 1933, quando foi fechada pelos nazistas. O
legado da Bauhaus é enorme e sua influência reverbera até hoje.
A
Escola de Arte Bauhaus, iniciada na Alemanha (mais precisamente em
Weimar), vigorou de 1919 a 1933 e se tornou a instituição mais
importante e influente do seu tipo. Foi uma das precursoras do
modernismo e deu início ao movimento Bauhaus.
A Bauhaus marcou um período importante da história da arte, quando os
artistas começaram a perceber que a máquina não era a única culpada
pela queda da qualidade dos produtos.
Juntos, os membros do grupo começaram a procurar estabelecer uma nova
relação entre o artesão e a indústria. Tratou-se de um verdadeiro
exercício de renovação cultural. Os alunos da escola eram estimulados
tanto ao ensino formal artístico como ao ensino integrado com o
artesanato.
A origem da Escola Bauhaus
A Escola Bauhaus foi fundada em
Weimar, na Alemanha. Antes do nascimento da Escola de fato acontecer,
seu fundador, Walter Gropius, já havia participado de iniciativas que
buscavam fortalecer o vínculo entre artistas, comerciantes e indústrias. O trabalho da época vinha sendo altamente influenciado pelas
vanguardas russas e soviéticas. Walter Gropius encabeçou o grupo e
tornou-se o primeiro diretor da Escola. Também se integraram no grupo Bauhaus professores de nome como
Kandinsky, Klee, Feininger, Schlemmer, Itten, Moholy-Nagy, Albers, Bayer
e Breuer. Um dos ideais seguidos pela Escola está presente na frase de Louis Sullivan:
"A forma segue a função."
A Escola pretendia difundir uma filosofia moderna de design nas mais diversas áreas, sempre prezando ao máximo o conceito de funcionalismo. Entre as áreas de atuação dos professores estavam docentes das mais diversas áreas. Dentre os cursos da Bauhaus, destacam-se:
arquitetura
decoração
pintura
escultura
fotografia
cinema
teatro
balé
design industrial
cerâmica
trabalhos em metal
criações têxteis
publicidade
tipografia
O projeto da Escola foi importante por vários aspectos: porque
corajosamente aceitou a máquina como um instrumento digno do artista,
porque enfrentou o problema da boa produção em massa de design e,
principalmente, porque reuniu uma série de artistas de talentos
distintos das mais diferentes áreas.
Em 1933, o governo Nazista ordenou que a escola Bauhaus fechasse as
portas. Ela era considerada por muitos como uma instituição comunista
especialmente porque abrigava docentes, alunos e funcionários russos.
As mudanças na Bauhaus
Em
1925, a Bauhaus saiu de Weimar e migrou para Dessau, onde o governo
municipal era de esquerda. Foi lá que atingiu a sua maturidade, tanto em
termos estruturais como em termos pedagógicos. Sete anos mais tarde, em 1932, a Bauhaus mudou para Berlim devido à
perseguição nazista. No ano a seguir, a Escola teve seu fim decretado
por ordem dos nazistas. Mesmo após o encerramento, muitos docentes, alunos e funcionários continuaram sendo perseguidos pelo regime totalitário. Além das alterações de espaço físico, a Escola passou por mudanças
estruturais. Walter Gropius, o fundador, ficou a frente do projeto até
1927. Quem o sucedeu foi Hannes Meyer, que comandou a instituição de
ensino até 1929. Por fim, quem tomou posse foi Mies van der Rohe.
O que significa Bauhaus?
O significado literal da palavra Bauhaus é "casa de construção".
Características da Bauhaus
A Escola tinha uma proposta
inovadora e rompeu com o ensino clássico da arte ao estimular a produção
de objetos que tivessem como prioridade um resultado final. Conheça abaixo algumas das principais características da instituição de ensino multidisciplinar:
Foco no funcionalismo: a obra deve ter um propósito e atender a ele;
Uma obra deve ser capaz de ser produzida em grande escala e para qualquer tipo de público;
Segundo a orientação da própria Escola, o importante era estimular
“o hábito de pensar, idealizar e projetar o processo produtivo por
inteiro”.
O artesanato deve deixar de ser um meio isolado para passar a ser um meio imprescindível para se chegar a um fim;
Apesar da escola presar o funcionalismo, o intuito era criar obras
que se mantivessem distantes de qualquer espécie de tédio ou cansaço.
Embora os produtos tivessem muitas vezes contornos simples, era suposto
surpreenderem o utilizador, por exemplo, através das cores.
O ensino segundo a Bauhaus
Paul Klee esquematizou, através de
círculos concêntricos de quatro camadas, como funcionava o ensino
proposto pela Escola. O diagrama do currículo da Bauhaus foi publicado
no estatuto da Bauhaus no ano de 1923:
Diagrama do currículo da Bauhaus (1923) feito por Paul Klee.
Mobiliário Bauhaus
Além
de investir na arquitetura e nas artes plásticas, os docentes e alunos
da Escola criaram uma série de móveis seguindo as doutrinas aprendidas. Conheça algumas das peças mais famosas:
Cadeira Vermelha e Azul
Cadeira Vermelha e Azul
Cadeira Vermelho e Azul, projetada por Gerrit Rietveld.
Gerrit Rietveld criou a célebre cadeira Vermelho e Azul no ano de 1917 e teve como inspiração a pintura de Mondrian.O criador era filho de um fabricante de armários e desde muito cedo
começou a projetar móveis ao lado do pai. Em 1917, inaugurou o seu
próprio negócio e imaginou o primeiro protótipo da cadeira, que viria a
ser realizada em madeira maciça, sem qualquer pintura.Somente mais tarde, Rietveld decidiu dar cor a peça escolhendo homenagear o também colaborador do movimento, Mondrian.
Mesas aninhadas de Breuer
Mesa de tubos de ferro criada em 1928, design de Marcel Breuer.
Marcel
Breuer, arquiteto e designer húngaro-americano, costumava trabalhar com
aço tubular e com estruturas metálicas, não apenas em cadeiras como
também em mesas.A mobília acima é um típico exemplo do desejo do mestre em conciliar arte e indústria.Muitas das suas peças são monocromáticas, o conjunto de mesas, no entanto, foge a regra.
Cadeira Barcelona
Intitulada Barcelona, a cadeira foi desenhada por Ludwig Mies van der Rohe e Lily Reich.
A cadeira Barcelona foi criada para participar do Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona no ano de 1929.Composta originalmente em couro, a cadeira possui duas partes (o
encosto e o apoio para os pés) e visa alcançar o máximo de conforto
possível. A obra faz parte de um projeto mais amplo de design de
interior que contempla outras peças de mobiliário.Apesar de aparentar complexidade, a cadeira permite produção em escala industrial.
Poltrona Wassily
Conhecida como Wassily ou Cadeira Presidente, a peça foi criada por Marcel Breuer.
Desenvolvida
entre os anos de 1925 e 1926 pelo arquiteto norte-americano de origem
húngara Marcel Breuer, a peça era originalmente feita com aço (tubos de
sustentação) e couro. Ao princípio a cadeira foi produzida pela empresa
austríaca Thonet.O nome da cadeira (Wassily) é uma homenagem ao colega Wassily
Kandinsky, igualmente professor da Escola Bauhaus. A peça foi uma das
primeiras criações feitas a partir de aço tubular, que até então não
fazia parte do design de móveis.
Objetos da Bauhaus
Apesar de menos conhecidos que as peças de mobiliário, a equipe da Escola também projetou alguns objetos originais e criativos.
Tabuleiro de xadrez criado em 1922 por Josef Hartwig.
O tabuleiro de xadrez idealizado pelo designer alemão Josef Hartwig é
inovador porque o layout de cada peça indica o tipo de movimento que
ela é capaz de fazer. Na altura em que foi criado, Hartwig era o chefe da oficina a cargo
da marcenaria da Escola e pensou em criar o objeto com dimensões
pequenas (o tabuleiro mede 36 cm por 36 cm e o rei tem 5 cm de altura).
A criação é um exemplo típico da Bauhaus porque procura agregar
funcionalidade e beleza. Um dos tabuleiros originais criados pelo alemão
faz parte do acervo do MoMA (Nova Iorque). Até hoje réplicas da criação
podem ser encontradas no mercado.
.
Abajur Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)
Abajur criado por William Wagenfeld.
A
luminária simples e geométrica que segue sendo um ícone da Bauhaus é
composta por uma cúpula de vidro e metal e representa a fase tecnológica
da Escola.A peça é até hoje o trabalho mais conhecido de Wagenfeld, que
carregava forte preocupação social e desejava que as suas criações
fossem acessíveis a todo e qualquer público.
Chaleira de Marianne Brandt
A chaleira foi projetada em 1924 por Marianne Brandt.
A Escola era tão versátil que se preocupava com a criação de objetos cotidianos como o infusor de chá.A criação de Marianne Brandt tem um filtro embutido, bico
não-gotejante e cabo resistente ao calor. Enquanto o corpo do objeto é
majoritariamente composta em metal, a alça é executada em ébano. O bule é
mais um exemplo da Escola que combina funcionalidade e beleza.
Artistas da Bauhaus
A Escola foi composta por artistas das mais diversas áreas. Entre os mais consagrados estão:
A arquitetura sustentada pela Escola
buscava formas e linhas simplificadas e definidas pela função do objeto.
Era o princípio do design moderno e clean. As edificações do gênero em geral tem contornos simplificados e
geométricos. Muitos dos edifícios são elevados por pilares (pilotis)
provocando a ilusão de estarem suspensos.
Exemplo de construção elevada sobre pilotis.
O
projeto Bauhaus almejava alcançar uma relação íntima entre arquitetura e
urbanismo e estimulava o predomínio de linhas retas e sólidos
geométricos.Outra característica bastante presente é o fato das paredes
aparecerem lisas, cruas, em geral na cor branca, deixando o protagonismo
para a estrutura da construção.
Bauhaus e Tel Aviv, a capital de Israel
Os ensinamentos da
escola criada originalmente na Alemanha foram bastante difundidos na
capital israelense, que atualmente reúne o maior número de edifícios
construídos segundo o estilo Bauhaus no mundo. A tendência ganhou fôlego na década de 1930, levada por judeus
alemães que trouxeram como herança o racionalismo arquitetônico da
Bauhaus. Rapidamente o estilo encontrou simpatizantes na segunda maior
cidade de Israel. Em 2003, uma zona específica da cidade (conhecida como Cidade Branca)
foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade segundo a Unesco. A
região reúne mais de 4.000 edifícios erguidos seguindo o mesmo estilo. O
nome Cidade Branca faz uma referência a cor das construções.
Destaque para as amplas varandas presentes no prédio residencial em Tel Aviv.
Edifício característico da Cidade Branca, com muitas curvas.
Um
dos elementos fundamentais ensinados pelos professores da Bauhaus era
manter espaços arejados, como é possível notar na construção situada em
Tel Aviv.
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